domingo, 20 de junho de 2010

A Importância da Teologia Hoje


Esta postagem é parte da disciplina "Introdução a teologia" do IBETEO. Espero estar contribuindo primeiramente para o engrandecimento do Reino de Deus, e segundo para ajudar a todos quedesejam saber um pocio mais acerca desse assunto tão impotante.

Observe o que nos diz o profeta Amós: “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor” (Oséias 6.3).
Podemos entender a importancia da teologia, quando entendemos bem o que é a teologia, a relação entre a teologia e a religião e qual o seu objetivo:

A DEFINIÇÃO DE TEOLOGIA:

Podemos dar várias definições para teologia:
“Teologia é a fé buscando entendimento. A fé é o objeto da teologia.” (Ancelmo da Cantuária, 1033-1109 – Arcebispo da Inglaterra).

“Teologia é o amor a Deus com as nossas mentes” – (R.M. Brown).
Amamos a Deus com o coração e também com a mente. Por isso queremos analisar a relação (Deus & Homem).

“Teologia é a nossa interpretação da revelação de Deus” – (John Landers).
Só conhecemos a Deus, porque Ele tornou possível ao se revelar aos homens. Ele tomou a iniciativa. Quando refletimos e estudamos a interpretação sobre Deus – motivo da teologia.

“Teologia é a ciência que se ocupa das verdades e dos fenômenos a respeito de Deus, com base na expericiêna cristã e na revelação divina, inclusive a relação entre Deus e os homens, à luz do seu conhecimento de Deus” – (João Filson Soren)

Daí é possível entender o quanto é tão importante conhecer teologia.
A teologia tem dois sentidos que sao importantes compreendê-los:
1- Teologia é vertical – nossa teologia tem sentido vertical, porque é uma ciência que relaciona o homem com Deus. É ciência viva.

2- Teologia é horizontal – porque ela relaciona o homem com o próprio homem.

podemos defini a Teologia como uma ciência. A Ciência que estuda sobre Deus e sua relação com o homem. Literalmente, teologia é a junção de duas palavras gregas:
THEOS = Deus + LOGIA = Estudo.
Ou seja, é o Estudo acerca de Deus.
A DEFINIÇÃO DE RELIGIÃO:
Para compreender a relaão da teologia com a religião, é muito importante saber definir o que e religião:
antes de tudo dizemos que a religião faz parte da própria constituição do homem. O ser humano é essencialmente religioso. O Salmista revelou bem claramente esta verdade, quando escreveu: “Como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus”. (Sl 42.1)

Devemos considerar também que a religião funciona na parte invisível e espiritual do homem, e não na visível e material. Em outras palavras, a religião funciona no coração. Jesus enfatizou esse ponto, quando afirmou: “Deus é Espírito, e importa que os que o adoram, adorem em Espírito e em verdade” (Jo 4.24)

A religião é a vida do homem nas suas relações sobre-humanas. Isto é, a vida do homem em relação ao Poder que o criou, à autoridade suprema acima dele, e ao Ser invisível com quem o homem é capaz de ter comunhão.

A religião é a relação do homem com o Ser divino, é a vida em Deus. É a comunhão intima com o Pai.

Em seu sentido literal, religião vem do latim, religare, que significa religar. É a vida religada a Deus. Neste sentido, Jesus é a essência da verdadeira religião, porque só Ele pode ligar o homem a Deus. (conf. João 14.6)

Reiterando o que já dissemos, a religião é vida em Deus, que se manifesta em obras várias, em todos os nossos atos, em todas as nossas relações, para benefício da humanidade e para a honra e glória do Criador.

A RELAÇÃO DA RELIGIÃO COM A TEOLOGIA:

A teologia é uma explicação científica e sistemática. O intuito da teologia é que o cristianismo satisfaça as exigências de uma religião verdadeira.

Confira:
Teologia - A ciência que estuda sobre Deus / Religião - Procura ligar o homem a Deus. Ou seja, a teologia estuda aquilo que a religião é na verdade. Por esta razão, dizemos que há uma grande relação entre ambas, o que justifica a necessidade de compreendermos tanto uma quanto a outra.

A teologia, portanto, é uma coisa necessária e natural. A teologia é composta em parte das nossas reflexões em torno das nossas experiências com Deus.

O homem não pode deixar de ter uma teologia, salvo se ele deixar de meditar nas experiências mais sublimes e mais preciosas desta vida.

O OBJETIVO DA TEOLOGIA:

Mostrar as verdades acerca de Deus ao homem. Ou seja, é nosso desejo mostrar fatos que nos façam conhecer melhor a pessoa de Deus. Ao estudar a teologia, logo descobrimos que não encontramos uma teologia já formada, mas encontramos fatos, com os quais podemos organizá-la sistematicamente. O objetivo da teologia, portanto, é aprender sobre Deus, seus pensamentos, sobre as experiências dos homens do passado, os quais nos deixaram um legado de fé; nesse estudo, somos como arquitetos na construção de um grande edifício. Mas, não trabalhamos com pedras, cal, cimento e tijolos; ao invés disso, utilizamos de tudo que Deus tem nos revelado e de tudo quanto o homem tem experimentado das coisas divinas e celestiais.

Por isso, devemos ter em mente o que o apóstolo Paulo nos orienta: “Procura apresentar-te a Deus como obreiro aprovado, que não tem do que se envergonhar, e que maneja bem a Palavra da Verdade”(2 Tm 2.15).

Para se estudar e compreender a teologia, temos que tomar como base três verdades básicas:

1. Relacionamento – Deus existe e tem relação com o mundo – (Gn. 1.1)

2. Identificação – O homem é feito a imagem e semelhança de Deus – (Gn. 1.26,27)

3. Revelação – Deus tem se revelado – (Hb.1.1)

Ora, se Deus existe e tem se revelado, e se o homem é capaz de receber a sua revelação, forçosamente havemos de concluir que é possível existir a teologia.

Diante de tudo que exposto, podemos afirmar quão grande é a importancia da teologia para os dias atuais!

Teologia é importante. Tanto que todos nós fazemos teologia, uns sem saber que fazem, outros sabendo. como tenho dito, em minhas aulas, todos somos teologos em potencial. A teologia, por vezes servi para adaptação (o caso de Jó) ou para confrontação (o caso da mulher cananéia). Ela servir para conformar-nos com modelos prontos, mas também pode e deve servir para transformar-nos. Sim: teologia pode e deve ser transformadora. Sabiamente o apóstolo Paulo em Rm 12,2 diz: "não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente". Com essas palavras, Paulo está a dizer: façam teologia transformadora! A transformação começa na "vossa mente".

Teologia começa na nossa mente. em nossa Psique. Teologia e transformação começam no mesmo lugar.

Diante de tantos ensinamentos heréticos, que tem surgido nesse tempo, mister se faz que busquemos o conhecimento de Deus, seguindo a orientaão do profeta amós. Que Deus abençoe a todos os leitores, e que façamos como os bereanos examinemos a Palavra de Deus, e busquemos se aprofundar mais e mais no conhecimento de Deus, estudando a sua Palavra que é a fonte de da teologia pura e verdadeira.








sábado, 19 de junho de 2010

APRESENTAÇÃO


Quem somos:

Somos um Seminário Inter-denominacional, que visa tão somente preparar obreiros, pastores, educadores para servir ao Senhor, como lideres nas diversas denominações. Por isso, desenvolvemos um currículo que atende a necessidade de qualquer igreja, em qualquer denominação.

Que é necessário para


estudar no IBETEO:


Precisa ser um crente dedicado ao Senhor, ter convicção do chamado de Deus, para o ministério, ou ter o desejo de adquirir maiores conhecimentos na Palavra de Deus e que seja dedicado e persistente em seus estudos. Membros de qualquer igreja evangélica, poderá fazer o curso teológico, desde que tenha a aprovação do seu pastor, ou líder da sua igreja. O curso de teologia que oferecemos, é o “Básico em Teologia, o Médio em Teologia e o Bacharelado. Para fazer o básico, não temos exigência de escolaridade. Para o médio, precisa ter o ensino fundamental e para bacharel, precisa ter o ensino médio completo.


NOSSO PROPÓSITO

Diante de tantos movimentos doutrinários, com ensinos heréticos, e cada vez mais distantes da Palavra de Deus, o IBETEO tem como objetivo, suprir a necessidade de uma compreensão clara das escrituras, preparando vidas para discernir os tantos “ventos de doutrinas”, e assim poderem trabalhar para o Senhor, servindo-o na Igreja, em seus vários seguimentos.

nossa missão

Servir as igrejas, na preparação e formação teológica dos seus membros para atuarem na liderança, e aos cristãos em geral, que desejam ter um conhecimento maior da palavra de Deus.

NOSSA VISÃO

Ser um referencial na área da Educação Teológica, visando a preparação de lideres das diversas denominações, primando sempre pelo ensino respaldado nas Escrituras Sagradas, que é a Palavra de Deus.





Atenção!